Venda de carros usados desaba absurdamente no primeiro semestre de 2020


Estima uma queda de mais de 73% no volume de vendas de seminovos em relação ao mesmo período do ano passado.

A venda de 318.150 automóveis e veículos comerciais leves usados em maio representou um crescimento de 118% do segmento na comparação com abril, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Apesar de positivo, o dado surge após quatro meses seguidos de queda e na esteira do impacto causado pela pandemia do novo coronavírus, que fez o ramo de seminovos amargar a comercialização de apenas 145.654 unidades no mês de maio.

“Nós voltamos 22 anos na comparação com o que aconteceu na segunda quinzena de março e o mês de abril, com uma leve recuperação no mês de maio em virtude do fato que alguns governadores e prefeitos permitiram a abertura de algumas concessionárias”

avaliou o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.

LEIA TAMBÉM: OS 100 CARROS MAIS VENDIDOS EM MAIO DE 2020

Segundo Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors, a melhora do setor em relação a abril já foi percebida pela plataforma, mas ainda está bem abaixo do esperado. “Nós notamos, logo na primeira quinzena de março, uma queda pequena de audiência, mas a quantidade de propostas chegou a cair quase 50%. Em abril, já ocorreu uma recuperação gradual, que foi mantida de forma mais consistente em maio“.


SOLICITE AGORA UMA COTAÇÃO DE PROTEÇÃO VEICULAR

  • Faça sua cotação 100% online e sem compromisso com a maior proteção veicular do Brasil;
  • Cobertura completa contra roubos, furtos, colisões, fenômenos naturais e danos a terceiros;
  • Você pode personalizar as coberturas e assistências;
  • Sem conuslta ao SPC e SERASA;
  • Aceitamos carros de leilão;
  • A melhor proteção veicular para motoristas de aplicativo;
  • Mensalidade abaixo da média do mercado.

Na comparação com os mesmos dois meses do ano passado, o indicador da Fenabrave aponta uma enorme queda de 73,7% no volume de vendas de automóveis e veículos comerciais leves usados.

Historicamente, os dados da venda de seminovos no Brasil refletem o desempenho econômico nacional. Nos últimos anos, as duas quedas mais significativas do índice ocorreram em 2008/2009 e 2015/2016, períodos marcados por recessões econômicas.

Na breve comparação trimestral entre os dados do PIB e da venda de automóveis usados, a queda de 1,5% da economia nacional entre janeiro e março já foi acompanhada pelo menor volume de venda de seminovos desde 2016: 2,336 milhões.

Os dados da Fenabrave apontam ainda que as comercializações de automóveis e veículos comerciais leves usados devem fechar o segundo trimestre abaixo dos 2 milhões pela primeira vez desde o primeiro trimestre de 2010.

Fonte da notícia: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/economia/venda-de-carros-usados-desaba-e-sinaliza-encolhimento-da-economia-1.432935


É bom que o consumidor esteja por dentro destas notícias, principalmente se ele pensa em adquirir um veículo seminovo. Pessoas bem informadas tendem a saber negociar melhor e conseguir preços mais atrativos!

LEIA TAMBÉM: VALE A PENA COMPRAR CARRO DE LOCADORA?


QUER PAGAR BARATO NA SUA INTERNET MÓVEL?

  • Planos de 6, 12 e 22 gb a partir de R$ 50,00 mensais;
  • Promoção válida para os DDDs: 11, 12, 13, 19, 21, 22 e 24;
  • Ligações locais e DDD ilimitadas;
  • Internet sem bloqueio total;
  • Roaming nacional grátis;
  • Ofertas válidas por tempo limitado;
  • Solicite agora o contato de um consultor. Clique no botão abaixo e preencha o formulário.

Deixe uma resposta