Golpe no Uber Eats ou clientes desatentos?

Golpe ou desatenção? Mecanismo do Uber Eats tem brecha para entregadores ficarem com o pedido de clientes sem direito a reembolso.

Hoje nos deparamos com a seguinte notícia na página do Tecnoblog: Uber Eats tem golpe dos 10 minutos que deixa clientes sem comida e dinheiro

Segundo as informações que foram apuradas pela Tecnoblog, usuários do Uber Eats estão sendo vítimas de um golpe aplicado por alguns entregadores mal intencionados: o aplicativo informa que o entregador tentou entrar em contato com o cliente e não obteve sucesso, por isso, o pedido foi cancelado depois de 10 minutos, sem direito a reembolso.

LEIA TAMBÉM: CUPONS DE DESCONTO UBER EATS

Resumindo: a comida não é entregue ao cliente e o dinheiro pago antecipadamente não é estornado pela empresa.

Por padrão, o Uber Eats possui um procedimento para entregas malsucedidas: caso um entregador não encontre o cliente no local indicado, deverá acioná-lo por telefone. A partir daí, uma contagem regressiva de 10 minutos é iniciada. Quando o tempo se esgota, sem a realização da entrega, o pedido poderá cancelado sem direito a reembolso, uma vez que a comida já foi preparada pelo restaurante.

Segundo as informações que foram apuradas, os “entregadores golpistas” podem ativar o timer de 10 minutos do Uber Eats mesmo sem completar a tentativa de contato telefônico. Nesse caso, a comida não volta para o restaurante, a entrega não é realizada e o entregador fica tanto com o valor da entrega quanto com o pedido da vítima. Ao entrar em contato com o suporte da Uber, clientes não conseguem o reembolso pelo serviço não prestado.

Casos como este já eram relatados há meses, mas se intensificaram durante à pandemia, com o aumento nos pedidos de delivery. O analista de suporte Vinícius Ramos do Tecnoblog foi uma das vítimas. Ele comenta que pediu comida em um “restaurante bem próximo” ao condomínio onde mora, mas não recebeu a entrega e nem o reembolso. A Uber alegou que o entregador seguiu as políticas.

Segundo ele, seu condomínio possui porteiro 24 horas e não houve contato pelo interfone.

LEIA TAMBÉM: FUI BLOQUEADO NA UBER! E AGORA?


guai do score

DESCUBRA COMO AUMENTAR SEU SCORE EM ATÉ 900 PONTOS EM 7 DIAS OU MENOS.

Muitos motoristas hoje trabalham com carros alugados justamente por não conseguirem financiar um veículo próprio. Em quase 100% dos casos, a negativa do financiamento é resultado de uma baixa pontuação no SCORE DE CRÉDITO. É esta pontuação quem define o risco da operação. Quanto maior for a sua pontuação SCORE, mais fácil será a aprovação e menores serão as taxas do financiamento!


O lado do entregador

Não estamos aqui para defender os entregadores, pois sabemos que existem pessoas mal intencionadas em qualquer profissão. A questão é que existem alguns pontos a serem considerados.

  • O cliente consegue acompanhar o pedido;

Assim como acontece com o aplicativo da Uber, no Uber Eats o cliente consegue acompanhar o trajeto do entregador. Sabemos que nem sempre da para ficar olhando o celular, ainda mais quando o pedido tem um prazo de entrega de que varia de 30 minutos a 1 horas, mas é importante lembrar que o pedido sempre pode ser acompanhado pelo cliente.

  • O tempo de 10 minutos só começa a ser contado quando a ligação é realizada;

O sistema da Uber só começa a contagem quando o entregador efetua a ligação pelo aplicativo. Se a contagem regressiva se iniciou é porque a ligação foi realizada e o entregador chegou até o local indicado. Quando a contagem de 10 minutos é iniciada, o cliente tem tempo suficiente para entrar em contato com o entregador.

entregador uber eats de carro
  • O entregador pode estar de carro;

Muita das vezes o entregador pode estar de carro, e normalmente motoristas se recusam a subir em prédios para fazer as entregas, até porque em muitos locais é difícil de estacionar. Cabe ao cliente vir ao encontro do motorista e retirar seu pedido. O ideal é que o cliente já esteja esperando para fazer a retirada do pedido.


Quando tratamos de assuntos como esse, não podemos generalizar e fazer acusações sem provas. Existem sim entregadores mal intencionados, mas também existem clientes desatentos e que gostam mesmo é de reclamar ao invés de assumir seu erro. Quem lida com o público de aplicativos diariamente sabe disso!

LEIA TAMBÉM: CUPONS DE DESCONTO UBER EATS


Deixe uma resposta