Entregadores de iFood, Rappi e Uber Eats marcam nova paralisação para 12 de julho
|Movimento pede melhorias nas condições de trabalho de entregadores de aplicativos como iFood, Rappi e Uber Eats.
Após a primeira paralisação, os entregadores de plataformas como iFood, Rappi, Uber Eats planejam realizar um novo protesto em 12 de julho, um domingo. De acordo com a Folha de S.Paulo, a data do próximo Breque dos Apps, como o movimento ficou conhecido, foi escolhida em enquete com cerca de 26 mil pessoas.
A categoria pede que as empresas garantam um valor mínimo unificado por corrida e reajustem o valor do quilômetro percorrido durante as entregas. Além disso, os entregadores demandam equipamentos de proteção individual, como álcool em gel e máscaras, na pandemia do novo coronavírus, auxílio financeiro para diagnosticados com a COVID-19, seguro de vida e seguro em caso de acidente e roubo ou furto das motos.
LEIA TAMBÉM: 98% DOS ENTREGADORES DE APLICATIVOS ADEREM À GREVE
O movimento também defende que as plataformas interrompam os bloqueios classificados como arbitrários contra alguns entregadores e os sistemas de pontos, que prioriza quem aceita mais entregas. O movimento alega que o modelo leva os trabalhadores a manterem jornadas de trabalho exaustivas. O grupo afirma ainda que os apps estão pagando cada vez menos pela mesma quantidade de entregas.
O SindimotoSP, que organizou parte da primeira paralisação, estima que, em seu pico, o ato na Avenida Paulista reuniu cerca de 5 mil trabalhadores. A greve de parte dos entregadores de aplicativos por melhorias nas condições de trabalho também aconteceu no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, em Porto Alegre, em Salvador e em Recife.

DESCUBRA COMO AUMENTAR SEU SCORE EM ATÉ 900 PONTOS EM 7 DIAS OU MENOS.
Muitos motoristas hoje trabalham com carros alugados justamente por não conseguirem financiar um veículo próprio. Em quase 100% dos casos, a negativa do financiamento é resultado de uma baixa pontuação no SCORE DE CRÉDITO. É esta pontuação quem define o risco da operação. Quanto maior for a sua pontuação SCORE, mais fácil será a aprovação e menores serão as taxas do financiamento!

Em comunicados divulgados na quarta, iFood, Rappi e Uber Eats afirmaram que respeitam o direito dos entregadores à livre manifestação, mas alegaram que já atendem algumas das demandas. Segundo as empresas, os entregadores possuem seguro contra acidentes durante entregas e passaram a receber EPIs durante a pandemia e auxílio finaceiro caso tenham COVID-19.
Agora é hora de apoiar os entregadores. Só pedimos uma tarifa mais justa! Tudo aumentou, combustível, manutenção, seguro, comida, TUDO! Já passou da hora dessas tarifas serem reajustadas.
Lembrando que a taxa padrão no RJ é de 1,05 por km rodado e 0,15 centavos por minuto dentro do carro. Isso é ridículo!
LEIA TAMBÉM: VEJA COMO CALCULAR SEUS GANHOS COMO MOTORISTA NA UBER EM 2020