CRLV digital é a versão eletrônica do documento veicular!

Saiba o que é CRLV digital, como emitir e baixar o seu documento veicular eletrônico!

O CRLV digital é a versão eletrônica do seu do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Ele possui a mesma validade jurídica do CRLV em papel e é válido para todo território nacional.

A versão digital do documento estará disponível para todos os proprietários que tenham quitado o licenciamento anual do veículo. Vale lembrar que a versão impressa do CRVL continua sendo feita e a versão digital é opcional (mas pode ser muito útil).

O CRLV Digital pode ser armazenado em Smartphones e computadores através de um arquivo (.pdf) e poderá ser visualizado mesmo off-line, ou seja, sem internet.

LEIA TAMBÉM: CNH SUSPENSA OU CASSADA? SAIBA COMO RESOLVER!

Como emitir e baixar o CRLV digital?

O processo é bem simples e qualquer pessoa consegue fazer com muita facilidade. Existem basicamente duas formas para isso, uma pelo site https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/ e outra pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível na Apple Store e no Google Play.

Se você for emitir o documento pelo celular, recomendo que faça pelo aplicativo (creio que será mais fácil), mas nada impede que a emissão seja feita pelo site.

CRLV digital aplicativo

Confira abaixo o passo a passo para a emissão do documento digital:


FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO OFICIAL DE MOTORISTAS E PASSAGEIROS!

  • ✓ Receba dicas exclusivas;
  • ✓ Tenha desconto em produtos e serviços;
  • ✓ Fique por dentro das principais notícias do meio;
  • ✓ Confira relatos de motoristas e passageiros;
  • VEM FAZER PARTE DO NOSSO GRUPO!

  1. O primeiro passo é realizar o seu cadastro no app ou site, caso ainda não tenha um. Será necessário criar a sua conta e sua senha de acesso. O processo é simples, basta preencher seus dados que serão solicitados na tela.
  2. Ao acessar sua conta, você terá algumas opções a sua disposição, mas a que nos interessa no momento é a opção “Veículos’. Clique nesta opção e depois clique em “Adicionar CRLV”;
  3. Na próxima tela será necessário preencher o número do RENAVAM, PLACA ou o número do CRV do veículo (este código se encontra no CRV e não no CRLV). As informações solicitadas no aplicativo e site podem ser ligeiramente diferentes nesta etapa;
  4. Seu CRVL digital já foi emitido e agora poderá ser baixado para seu smartphone ou computador, e até mesmo impresso em folha A4 branca, mas recomendamos que sempre deixe o arquivo sempre salvo em seu celular. Basta clicar no link para download que será exibido na tela e pronto!

CRLV digital emitido com sucesso!

Este tutorial vale para todo Brasil?

Independente se você é do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Goiânia (GO), Salvador (SSA), ou qualquer outro estado do Brasil, o passo a passo para emissão do documento digital é o mesmo para todo território nacional. Basta seguir o tutorial acima ou as orientações do vídeo abaixo:


Tanto o CRLV quanto a CNH digital são documentos legais e com validade jurídica. Recomendamos a todos que emitam esses documentos, pois imprevistos como a perda do documento físico podem acontecer e a versão digital será extremamente útil em determinadas situações!

LEIA TAMBÉM: CNH DIGITAL – COMO CADASTRAR?


Deixe uma resposta