Como se tornar motorista Uber e 99 em 2021? [GUIA COMPLETO]

Confira o artigo e veja o que é preciso para se tornar um motorista de aplicativo em 2021.

Os aplicativos de mobilidade urbana surgiram no Brasil em 2014 e hoje, mais do que nunca, estão integrados a nossa realidade. Com o desemprego em alta, muitas pessoas estão migrando para a profissão de motorista de aplicativo nos últimos meses.

LEIA TAMBÉM: PREÇO DE ALUGUEL DE VEÍCULOS DISPARA!

Neste artigo vamos mostrar o que é preciso fazer para se cadastrar como motorista nos dois principais aplicativos do país, Uber e 99. Veja a seguir:

como se cadastrar

Como se cadastrar como motorista Uber?

1 – Primeiramente você precisa se cadastrar no site da Uber e colocar alguns dados pessoais. O site solicita que você coloque o seu nome e sobrenome, e-mail, telefone, senha e local onde você está. Lembrando que, logo acima desta aba de informações, você pode selecionar se já tem um veículo ou se precisa de um carro para poder começar a trabalhar.

O ideal é que você já tenha pelo menos o documento do carro em mãos para poder agilizar o cadastro e saber logo se será aprovado ou não.  

2 – É preciso ter sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) permanente. A provisória não é permitida e a CNH deve ter a observação de que exerce atividade remunerada (EAR). Caso a sua não tenha, será preciso renová-la em um novo exame, passando por aptidão física e psicológica. 

Em algumas cidades, a Uber poderá solicitar documentos específicos para que você possa dirigir, como em São Paulo, onde é necessário o CONDUAPP (Cadastro Municipal de Condutores de Aplicativo) ou CSVAPP (Certificado de Segurança do Veículo de Aplicativo).  

Para obter o CONDUAPP, você deve se inscrever no curso e depois de 30 dias treinamento, o certificado é aprovado.

O curso poderá ser ministrado pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), por instituições credenciadas pelo DTP ou pelas próprias operadoras, desde que o conteúdo esteja consolidado nos termos das resoluções do Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV). 

Os motoristas que possuem o Condutax (Cadastro Municipal de Condutores de Táxi) não precisarão obter o Conduapp. 

Para obter o CSVAPP, você terá que apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do município e o comprovante de contratação de seguro que cubra acidentes de passageiros, além do seguro obrigatório (DPVAT).

Depois disso, ainda precisará fazer uma inspeção em seu veículo, que poderá ser realizada na própria empresa do transporte de passageiros por aplicativo ou por instituições credenciadas pelo Departamento de Transportes Públicos (DTP). Após esses procedimentos, a Uber deverá liberar o certificado.  

Se você mora em São Paulo e quer saber mais com faz para conseguir obter o CONDUAPP basta acessar o link a seguir: CONDUAPP 

3 – Após preencher tudo o que a empresa solicitou, haverá uma análise de seus dados por parte do aplicativo, assim eles poderão dizer se você está apto a começar a dirigir.  

Lembrando que para poder dirigir além do veículo e CNH regulamentada, é necessário que ter mais de 21 anos, não ter antecedentes criminais, nem mesmo processo em aberto, além de veículo com licenciamento válido, seguro veicular (além do obrigatório), veículo com no mínimo 4 portas e capacidade para 5 pessoas, ar-condicionado e fabricação a partir de 2010. O automóvel pode ser próprio, alugado ou financiado. 


guai do score

DESCUBRA COMO AUMENTAR SEU SCORE EM ATÉ 900 PONTOS EM 7 DIAS OU MENOS.

Muitos motoristas hoje trabalham com carros alugados justamente por não conseguirem financiar um veículo próprio. Em quase 100% dos casos, a negativa do financiamento é resultado de uma baixa pontuação no SCORE DE CRÉDITO. É esta pontuação quem define o risco da operação. Quanto maior for a sua pontuação SCORE, mais fácil será a aprovação e menores serão as taxas do financiamento!


4 – Aguarde a resposta do aplicativo e, se for positiva, poderá seguir com as viagens pela cidade. Lembrando que o seu cadastro pode ser negado. Hoje a Uber está mais rigorosa para aprovar novos cadastros de motoristas devido ao alto número de motoristas já cadastrados.

LEIA TAMBÉM: CNH GRATUITA, VEJA SE VOCÊ TEM DIREITO E COMO TIRAR A SUA!

99 entrega app como se cadastrar

Como se cadastrar como motorista 99?

Para se tornar motorista da 99 é muito simples e fácil, assim como na Uber. Os processos são parecidos. Você pode realizar seu cadastro por meio do próprio aplicativo da 99 ou presencialmente em uma das unidades de atendimento, caso prefira. 

Você também pode solicitar uma indicação de cadastro para se tornar motorista 99 Pop, para isto, clique aqui ou no botão abaixo para falar conosco pelo Whatsapp e solicitar uma indicação de cadastro.

1 – Você deve portar a CNH definitiva com licença para exercer atividade remunerada (EAR), ter um carro de no mínimo 4 portas, ar-condicionado e smartphone compatível com o aplicativo.

Lembrando que na 99, para poder rodar pelo aplicativo, seu veículo deve ter uma data de fabricação específica. Para saber qual é a da sua cidade, basta clicar no link a seguir: 99 POP

Preencha as informações do seu endereço de residência através do aplicativo para receber o Cartão 99 ou insira seus dados bancários para receber por conta corrente ou poupança, se preferir.  

2 – As informações exigidas dentro do app são: CNH com EAR definitiva, documento do carro – CRLV, foto de rosto e outra foto de rosto junto com a própria CNH. 

3 – Aguarde o contato da empresa com a resposta sobre a análise da documentação. Esse processo poderá levar até 5 dias úteis e na sequência você receberá uma mensagem pelo próprio aplicativo com o resultado. 

Assim como acontece na Uber, seu cadastro pode ser aprovado ou recusado.

Considerando que seu cadastro seja aprovado, você já poderá fazer corridas e assim seu cartão chegará se for solicitado. Você poderá retirar todos os ganhos que tiver acumulado em suas corridas durante a semana, lembrando que o prazo de entrega do cartão é de até 12 dias úteis após a aprovação do cadastro. 


Caso tenha dúvidas em relação ao cadastro, entre em contato conosco através dos comentários deste artigo que lhe ajudaremos.

LEIA TAMBÉM: OS 5 MELHORES CARROS PARA TRABALHAR COM APLICATIVOS EM 2021

Sem comentários

Deixe uma resposta